Conecte Conosco

Mundo

Rússia não pretende atacar países da Otan, mas reforça defesa

Publicado

em

Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou nesta sexta-feira que Moscou não tem a intenção de atacar nações pertencentes à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), respondendo às recentes afirmações de autoridades militares europeias que indicavam um possível perigo iminente.

Ela afirmou: “Estamos cansados de reiterar, mas continuaremos afirmando que não planejamos atacar países da Otan”.

No entanto, ressaltou que o governo russo continuará adotando medidas para sua própria proteção. “Mas todas as ações necessárias para assegurar nossa segurança, diante do aumento das tropas da aliança próximo às fronteiras russas, estão sendo tomadas”, disse.

Quando questionada sobre a relação com Washington e a possibilidade de novos contatos entre o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, a porta-voz reiterou que Lavrov já abordou o assunto em entrevista recente e que Moscou percebe interesse por parte do governo americano em retomar o diálogo, embora “isso não esteja avançando tão rapidamente quanto gostaríamos”.

Desde o encontro em Anchorage, no Alasca, entre os presidentes Donald Trump e Vladimir Putin, e a subsequente ligação telefônica, não houve novos contatos entre os líderes, mas há reconhecimento da importância de manter conversas regulares, principalmente para discutir o conflito na Ucrânia e outros temas bilaterais.

A representante declarou ainda que a Rússia permanece aberta à realização de uma segunda cúpula entre os Estados Unidos e a Rússia em Budapeste, desde que essa reunião se baseie em resultados sólidos obtidos na cúpula realizada no Alasca.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados