Mundo
Rússia nega ter recebido propostas europeias para segurança na Ucrânia
O Kremlin disse nesta terça-feira (16) que ainda não teve acesso às propostas dos países europeus sobre garantias de segurança para a Ucrânia, que foram divulgadas na segunda-feira com o intuito de tentar encerrar o conflito com a Rússia.
“Até agora, só vimos reportagens na imprensa, mas não iremos responder. Não recebemos nenhum documento oficial ainda. Quando recebermos, faremos a análise”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas.
Na segunda-feira, o governo da Alemanha divulgou uma declaração conjunta dos líderes europeus depois de dois dias de reuniões em Berlim entre o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e representantes dos Estados Unidos, com o propósito de criar um plano para pôr fim aos combates.
Os chefes dos principais países europeus, incluindo Alemanha, França e Reino Unido, juntamente com a União Europeia, sugeriram a formação de uma “força multinacional para a Ucrânia”, composta por países voluntários e com apoio dos Estados Unidos.
Além disso, indicaram a continuação do suporte a um Exército ucraniano com 800.000 soldados e a instauração de um “mecanismo de supervisão e controle do cessar-fogo dirigido pelos Estados Unidos”.
Uma das questões essenciais nas conversações é a proteção que a Ucrânia receberia dos Estados Unidos e da Europa após um possível cessar-fogo, para evitar um novo ataque russo.
Por sua vez, Moscou rejeita a presença de forças militares europeias ou membros da OTAN na Ucrânia com a finalidade de garantir a paz, afirmando sua oposição clara a esse tipo de intervenção.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login