Mundo
Rússia pausa negociações de paz com Ucrânia

A Rússia informou nesta sexta-feira (12) que as negociações para encerrar o conflito com a Ucrânia estão temporariamente suspensas, sem previsão para uma nova rodada de conversações.
Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante a coletiva de imprensa diária, os canais de comunicação permanecem ativos e os negociadores ainda podem se comunicar, mas atualmente o processo está em uma espécie de pausa.
As conversas realizadas em Istambul no início do ano não resultaram em avanços significativos, além de um acordo sobre a troca de prisioneiros de guerra.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se colocou como mediador entre Moscou e Kiev, busca encerrar rapidamente a ofensiva russa em grande escala iniciada em 2022.
No entanto, as posições das duas partes permanecem distantes.
- A Rússia exige que a Ucrânia se desmilitarize e se renda, além de ceder as regiões ucranianas cuja anexação reivindica, apesar de não controlá-las completamente.
- A Ucrânia rejeita essas condições, exigindo garantias de segurança de seus aliados, por acreditar que a Rússia poderia iniciar novos ataques mesmo em caso de acordo de paz.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login