Conecte Conosco

Mundo

Rússia proibirá exportações de gasolina a partir de março

Publicado

em

País havia imposto proibição semelhante entre setembro e novembro do ano passado

Rússia anunciou nesta terça-feira a proibição das exportações de gasolina por seis meses a partir de 1º de março. A medida visa compensar o aumento da demanda dos consumidores e dos agricultores, além de permitir a manutenção planejada das refinarias.

De acordo com a Reuters, a informação foi confirmada por uma porta-voz do vice-primeiro-ministro Alexander Novak.

A Rússia já havia imposto uma proibição semelhante entre setembro e novembro do ano passado com o objetivo de combater a inflação doméstica e a escassez. Apenas quatro ex-estados soviéticos – Belarus, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão – ficaram isentos dessa política.

Desta vez, a proibição não se estenderá aos estados membros da União Econômica Eurasiática, Mongólia, Uzbequistão e duas regiões separatistas da Geórgia apoiadas pela Rússia – Ossétia do Sul e Abkhazia.

Economia da Rússia não colapsou mesmo com guerra

Apesar das sanções se intensificarem desde o início do conflito com a Ucrânia, que completou dois anos no final de semana, a Rússia vem lutando punições sanções desde 2014, quando foi atingida por uma série de restrições comerciais após anexar ilegalmente a Crimeia da Ucrânia. Mesmo assim, as receitas provenientes de suas vendas de petróleo continuam salvando a economia do país.

As necessidades militares da Rússia envolvem suprimentos como armas e munições e bandagens. E essa intensa demanda impulsiona as indústrias que produzem esses bens, fortalecendo uma indústria que a Rússia já é muito forte.

Oitava maior economia do mundo (segundo dados do Banco Mundial de 2022), a Rússia é uma potência em setores estratégicos como petróleo, gás natural, trigo e metais. Diferente de outras nações, a Rússia é autossuficiente ma produção dessas commodities e pode passar alguns anos no aperto das sanções.

Além disso, o governo de Vladimir Putin reforçou os subsídios para hipotecas e outros tipos de empréstimos para manter e economia girando.

Vale lembrar que a Rússia entrou na guerra com pouca dívida externa e suas contas têm registrado superávit, em parte devido ao impacto da guerra sobre os preços das commodities.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados