Conecte Conosco

Mundo

Rússia promove maior ataque aéreo à sede do governo ucraniano

Publicado

em

A Rússia realizou neste domingo (7) sua mais intensa ofensiva aérea contra a Ucrânia desde o início do conflito, utilizando uma grande quantidade de drones e mísseis que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas e provocaram um incêndio no prédio do governo em Kiev.

Um jornalista da AFP observou fogo no telhado do edifício onde o conselho de ministros se reúne, assim como fumaça em outras áreas da capital.

Yulia Sviridenko, primeira-ministra, informou via Telegram: “Pela primeira vez, o telhado e os andares superiores sofreram danos devido a um ataque inimigo. Os bombeiros estão combatendo as chamas”.

Ela acrescentou: “Iremos reconstruir os prédios, mas não podemos trazer de volta as vidas perdidas. O inimigo aterroriza e ceifa vidas diariamente por todo o território”.

Este ataque à sede governamental, um complexo central em Kiev, é o primeiro desse tipo desde o começo da guerra.

Equipes de emergência e helicópteros foram vistos tentando controlar o incêndio. A polícia isolou a área ao redor do local atacado.

Danos também foram registrados em diversos edifícios altos na cidade.

A Força Aérea da Ucrânia informou que, na noite anterior, a Rússia disparou mais de 800 drones e mísseis, tornando esse o maior ataque aéreo desde a invasão em fevereiro de 2022.

As defesas aéreas conseguiram derrubar ou neutralizar 747 drones e quatro mísseis.

Apesar do avanço das forças russas e das exigências de paz incomodarem a Ucrânia, Moscou mantém suas ofensivas.

O ataque ocorreu poucos dias após líderes europeus, como França e Reino Unido, prometerem suporte militar à Ucrânia, um movimento rejeitado pela Rússia como inaceitável.

Bebê entre as vítimas fatais

Explosões foram ouvidas em Kiev durante a madrugada. Um prédio residencial de nove andares no oeste da capital foi atingido, causando pelo menos duas mortes e 18 feridos; entre os mortos está um bebê.

Imagens divulgadas pelo serviço de resgate mostram o prédio em chamas, com fumaça saindo da fachada.

Outras regiões da Ucrânia também foram bombardeadas durante a noite, como Dnipropetrovsk, onde um homem de 54 anos faleceu, Zaporizhzhia, com a morte de uma mulher, e Sumi, onde também houve um óbito.

Este aumento da ofensiva aérea acontece depois que mais de vinte países europeus se comprometeram a supervisionar uma possível trégua com tropas no território ucraniano.

Kiev destaca que essas garantias com apoio militar internacional são essenciais para assegurar a paz e impedir novas invasões russas.

Entretanto, o presidente russo, Vladimir Putin, considera a presença de forças ocidentais na Ucrânia inadmissível, classificando-as como alvos legítimos.

Os esforços do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito não avançaram. Atualmente, forças russas controlam cerca de 20% do território ucraniano.

Mais de três anos e meio de combates deixaram dezenas de milhares de mortos e forçaram milhões a fugir de suas casas, destruindo vastas regiões do leste e sul da Ucrânia, configurando o conflito mais mortal na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados