Mundo
Rússia retorna corpos de 1.000 soldados ucranianos, diz Kiev
A Rússia enviou de volta à Ucrânia os corpos de 1.000 soldados ucranianos, a maioria dos quais morreu na linha de frente, enquanto alguns faleceram durante o cativeiro, conforme informou Kiev nesta terça-feira (19). Essa ação de repatriação representa um dos poucos avanços nas negociações entre os dois países.
De acordo com o centro ucraniano que cuida dos prisioneiros de guerra, os corpos entregues às autoridades ucranianas foram confirmados pela Rússia como pertencentes a soldados ucranianos.
A fonte também revelou que cinco corpos são de militares que faleceram em território russo, devido a ferimentos ou doenças contraídas enquanto estavam detidos.
O diplomata russo Vladimir Medinski confirmou a troca por meio de sua conta no Telegram, informando que Kiev retornou os corpos de 19 soldados russos.
Com essa operação, a Rússia já devolveu mais de 11.000 corpos aos ucranianos desde o começo do ano.
A troca de corpos de soldados mortos é uma das poucas formas de cooperação existente entre Moscou e Kiev, desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
Ambas as partes concordaram em continuar realizando essas trocas em suas recentes conversações em Istambul, que aconteceram em julho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login