Conecte Conosco

Notícias Recentes

Samba sobre Lula provoca debate antes do Carnaval

Publicado

em

Durante um ensaio no Sambódromo do Rio, a escola Acadêmicos de Niterói apresentou um samba-enredo dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que gerou controvérsia. A escola irá desfilar no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial, em 15 de fevereiro.

Doze escolas competem anualmente pelo título do Carnaval carioca, apresentando sambas que abordam aspectos da cultura, história ou personalidades brasileiras. A Acadêmicos de Niterói escolheu contar a trajetória de Lula, desde seu nascimento até sua presidência, como forma de reconhecimento às políticas públicas implementadas durante seus mandatos, conforme declarado pelos dirigentes da escola.

Entretanto, a iniciativa não foi bem recebida por todos. A oposição acusou o desfile de ser uma ação de campanha eleitoral antecipada e solicitou a suspensão do financiamento público da escola.

Lula, que tem 80 anos, planeja concorrer a um quarto mandato nas eleições de outubro.

Uma história de superação

“Isso não é propaganda, é uma homenagem. Muitos na nossa escola conseguiram se formar graças às políticas públicas do presidente”, afirmou à AFP Hamilton Júnior, diretor da Acadêmicos, durante o ensaio. Ele ressaltou que o samba conta a trajetória inspiradora de Lula, que superou as dificuldades de sua origem nordestina para se tornar um dos principais líderes do país.

O público presente pode assistir a imagens do ex-presidente Jair Bolsonaro em situações críticas, referenciando os impactos da pandemia de covid-19, ao mesmo tempo em que bailarinos representavam os trabalhos manuais do atual presidente antes de sua carreira política.

A letra do samba aborda a infância pobre de Lula, sua migração para São Paulo, sua atuação sindical e as políticas sociais implementadas durante seus primeiros mandatos.

Embora não cite diretamente o processo eleitoral, a letra faz referência a questões políticas atuais, incluindo críticas ao presidente americano e a parlamentares bolsonaristas.

Em setembro do ano anterior, dirigentes da Acadêmicos apresentaram o samba ao próprio Lula, que se emocionou.

Reação da oposição

A oposição reagiu com ações judiciais para impedir o uso de recursos públicos no que consideram uma campanha eleitoral mascarada de homenagem. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) e membros do Partido Novo pediram também ao Tribunal de Contas da União que suspenda repasses financeiros para a escola.

A verba destinada à Acadêmicos de Niterói inclui R$ 1 milhão do governo federal e R$ 4,4 milhões da prefeitura local, governada por aliado do PT.

Para Adriano Santos, assistente social que acompanhou o ensaio, a escola demonstra coragem e inovação ao trazer a história de um presidente em um país politicamente dividido.

“Podem gostar ou não, mas acredito que este desfile representará o Brasil”, concluiu.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados