Conecte Conosco

Notícias Recentes

Sâmia Bomfim quer deputado italiano que revelou paradeiro de Zambelli como cidadão honorário

Publicado

em

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) apresentou, na quarta-feira (30), uma solicitação na Câmara dos Deputados para conceder ao parlamentar italiano Angelo Bonelli o título de cidadão honorário do Brasil. Bonelli foi fundamental ao revelar para a polícia italiana o local onde estava a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que estava desaparecida por dois meses.

“De forma determinada e persistente, Angelo Bonelli colaborou para impedir a tentativa de fuga de Zambelli na Itália, fortalecendo a cooperação entre as autoridades italianas e brasileiras, tornando possível que uma das principais envolvidas na tentativa de desestabilização da ordem democrática no Brasil pudesse ser responsabilizada”, explicou a deputada.

Sâmia destacou que o deputado italiano desde o começo trabalhou para pressionar as autoridades italianas a capturar e extraditar Zambelli, para que ela respondesse por seus crimes na Justiça brasileira. De fato, Bonelli questionou o governo italiano sobre a permanência de Zambelli no país, e, no início de junho, enviou um pedido formal para acelerar a extradição e retirar a cidadania italiana dela.

Na terça-feira (29), outro documento para homenagear Bonelli foi protocolado na Câmara pela deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), que propôs uma moção de reconhecimento. Ela comentou em sua rede social: “Mais pessoas empenhadas pela democracia são necessárias no mundo”.

Contexto da condenação e fuga de Zambelli

Carla Zambelli deixou o Brasil em 3 de junho depois de ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ela foi considerada responsável por planejar um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que resultou na emissão de uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes, integrante da Corte.

Após a sentença, Zambelli fugiu para a Itália, onde possui cidadania, tentando escapar da prisão. Ela se tornou foragida e seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol.

A deputada afirmou que se sentia segura na Itália, mas Angelo Bonelli localizou e informou as autoridades italianas em 29 de julho, o que levou à prisão de Zambelli.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados