Economia
Samsung: 70% das vendas premium vêm da troca de celulares antigos
Anteriormente, a escolha do smartphone era baseada principalmente em câmera, desempenho e design. Atualmente, um novo fator tem grande importância: o tempo que o aparelho permanece atualizado após a compra. Essa mudança tem levado fabricantes a ajustarem suas estratégias.
A Samsung, por exemplo, foca em estender a vida útil dos dispositivos, oferecendo até sete anos de atualizações do sistema operacional Android e de segurança.
De acordo com a Samsung, 80% dos compradores trocam seus smartphones após pelo menos dois anos de uso. Entre aqueles que adquirem modelos topo de linha, 70% utilizam a opção de troca (trade-in).
Rafael Aquino, diretor de Produto de Mobile Experience da Samsung Brasil, explica: “O crescimento do mercado de smartphones usados está mudando a visão sobre o ciclo de vida dos dispositivos. Nosso objetivo é aumentar a base de usuários com produtos que se mantenham relevantes por mais tempo.”
Ampliando o sistema de atualização para dispositivos antigos, a Samsung visa valorizar esses aparelhos, incentivando a troca por modelos novos. Com o sistema operacional atualizado, recursos de inteligência artificial avançada são incorporados, aumentando as funcionalidades dos dispositivos.
Pesquisa da Assurant mostra aumento no valor de recompra entre diferentes gerações de smartphones. O S23 Ultra teve uma valorização de 42% em relação ao modelo anterior no momento da troca, enquanto o S24 apresentou crescimento de 57% em relação ao S23 para revenda. Para José Augusto Codesso, diretor de Operações da Assurant, esses dados revelam uma mudança significativa na percepção do consumidor.
“Agora, o consumidor vê o smartphone não só como um gasto, mas como um ativo que mantém seu valor ao longo do tempo.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login