Mundo
Sánchez propõe acordo nacional para combater emergência climática na Espanha

O chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, que visitou Ourense, na região noroeste da Galiza, uma das áreas mais afetadas pelos incêndios, anunciou neste domingo (17) um “pacto de Estado pela emergência climática” que deixará de lado as diferenças partidárias e ideológicas.
“O governo espanhol trabalhará para que, em setembro, sejam estabelecidas as bases desse pacto de Estado para mitigar e adaptar-se à emergência climática”, declarou Sánchez, assegurando que serão feitos todos os esforços para que as pessoas afetadas pelos incêndios possam voltar à sua rotina o quanto antes.
Ele ressaltou que é fundamental focar nas evidências científicas e agir conforme o agravamento e a aceleração dos impactos da crise climática em todo o país.
“Este compromisso envolverá todas as instituições públicas, os grupos parlamentares, a sociedade civil, os cientistas, as empresas e os sindicatos — em resumo, toda a nação”, afirmou.
Nos últimos dias, a Espanha registrou mais de 70.000 hectares queimados, somando mais de 157.000 desde o começo do ano, segundo o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS).
Especialistas apontam que as mudanças climáticas aumentam a severidade, duração e frequência das ondas de calor extremas, que intensificam os incêndios florestais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login