Conecte Conosco

Mundo

Sanex: Reino Unido veta anúncio por estereótipos raciais

Publicado

em

O órgão regulador de publicidade do Reino Unido baniu nesta quarta-feira (20) um comercial do sabonete líquido Sanex, pertencente à empresa americana Colgate-Palmolive, por transmitir a ideia de que a pele negra teria problemas enquanto a pele branca seria superior.

A Autoridade de Normas Publicitárias (ASA) tomou a decisão depois de receber reclamações sobre o anúncio televisivo, que exibia duas mulheres negras com pele seca e irritada, apontada como problemática, em contraste com uma mulher branca mostrando pele saudável.

O regulador destacou que essa propaganda poderia reforçar um estereótipo racial negativo e ofensivo que associa problemas à pele negra, enquanto exalta a pele branca.

Por essa razão, a ASA proibiu a veiculação do comercial, indicando que ele violava normas que impedem publicidades prejudiciais ou ofensivas.

A Colgate-Palmolive esclareceu durante a investigação que a intenção do anúncio era evidenciar a diversidade ao mostrar modelos de diferentes etnias e que o produto é indicado para todos os tipos de pele.

Embora a ASA tenha reconhecido que a mensagem não teve a intenção de ofender, alertou a empresa para a necessidade de evitar futuros conteúdos que possam causar ofensa racial grave.

Colgate-Palmolive afirmou que a campanha buscava mostrar os benefícios da linha Skin Therapy para a saúde da pele, independentemente do tipo de pele, e declarou estar ciente da decisão da ASA.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados