Notícias Recentes
SÃO PAULO
Problema foi encontrado em UBSs da Zona Leste da capital.
Uma pessoa morre por causa de complicações causadas pela diabetes no estado de São Paulo a cada hora, segundo dados da Secretaria da Saúde de 2015. A diabetes é uma doença grave, que precisa ser acompanhada de perto. E pessoas que dependem da Prefeitura de São Paulo para monitorar o problema têm sofrido com a falta de insumos básicos.
A professora Keli Cristina da Silva afirma que precisou pedir doações em uma rede social para não ficar sem o kit de tratamento. Ela precisa picar o dedo sete vezes por dia para monitorar o nível de licose.
Ela telefona semanalmente para a UBS Vila Jacuí, na Zona Leste, para saber se pode pegar os insumos, e recebe respostas negativas há 8 meses. O Bom Dia SP constatou que também há falta de insumos na UBS Paulo Feldman, em São Miguel Paulista.
A equipe de reportagem tentou encontrar o kit em outras dez unidades básicas de saúde da Zona Leste, mas apenas uma tinha o kit completo.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que o problema detectado é pontual e será resolvido e que não faltam lancetas, seringas e ampolas de insulina no estoque da prefeitura. A secretaria disse que está redesenhando o sistema de distribuição dos kits de diabetes para que estes problemas não aconteçam novamente.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login