Economia
São Paulo vai lançar o maior programa de crédito turístico do Brasil nesta semana
O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Viagens e Turismo, passará a próxima semana celebrando ainda o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). Tanto é que o dia 5 de outubro será considerado um “Dia D” para o Turismo do estado em 2023, já que o governador Tarcísio de Freitas fará duas entregas importantes para o Turismo. Entre elas, o maior programa de crédito turístico do Brasil e o investimento em infraestrutura nos municípios turísticos.
“No próximo dia 5, o governador Tarcísio de Freitas vai anunciar o maior programa de crédito turistico do Brasil. E no mesmo dia, vai autorizar a secretária de Turismo a celebrar novos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) para criar recursos de infraestrutura nos municípios turísticos, que hoje são 211. São duas iniciativas que certamente ajudarão a melhorar a estrutura turística do estado”, disse Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo, em entrevista ao M&E nesta FIT 2023.
“No próximo dia 5, o governador Tarcísio de Freitas vai anunciar o maior programa de crédito turistico do Brasil. E no mesmo dia, vai autorizar a secretária de Turismo a celebrar novos convênios com o Dadetur para criar recursos de infraestrutura nos municípios turísticos”
MAIS VOOS – Ele lembra que o estado já tem a maior e melhor infraestrutura nacional, com as 20 melhores rodovias e os três maiores aeroportos, com Congonhas, Guarulhos e Viracopos, além de 30 terminais regionais. “E o governador, dez dias depois de assumir, assinou um decreto que garante a manutenção da redução do ICMS do QAV para aviação comercial. Com isso, a mensagem que queremos transmitir é que vamos perseguir o aumento da conectividade aérea em todo o estado”, frisou Roberto de Lucena.
MAIS CRUZEIROS – São Paulo espera um recorde no número de cruzeiros nesta temporada 2023/2024. Mas pensa que para por aí? Junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e outras secretarias relacionadas do Governo do Estado, o destino que criar condições para que o Porto de Santos e o Litoral Norte recebam ainda mais navios nas próximas temporadas.
FERROVIÁRIO – Já em relação ao modal ferroviário, Roberto de Lucena confirmou ao M&E que a Setur-SP tem um grupo de trabalho que está concluindo uma proposta para apresentar em novembro ao governador a fim de criar um plano estaual de turismo ferroviário, que será o maior do Brasil. Estamos dialogando com a iniciativa privada e enfrentando os gargalos para poder desenvolver este eixo turístico. E dia 5 vai ser um marco para o Turismo, com uma entrega significativa pró-turismo”, frisou o secretário.
GUIAS TURÍSTICOS – A Secretaria de Turismo de São Paulo prepara o lançamento do Guia Turístico Judaico, desenvolvido em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo. O guia será digital, inicialmente em portugues e inglês e, a partir de 2024, também traduzido para espanhol e hebraico. Outro destaque é o Guia Turístico Halal, voltado não apenas para comunidade islâmica internacional, mas para aqueles que são admiradores das suas culturas, tradição, e que terão nesse guiaturístico as referências de São Paulo para pontos turísticos, comércios, oração, escolas, lugares de cultura e esportes voltados para este nicho.
CONGONHAS – A Aena Brasil assume Congonhas em breve. E a Setur-SP vai aproveitar diretamente na promoção do estado. Tanto é que foi assinado um protocolo de intenções com a concessionária para promover Sâo Paulo em todos os aeroportos administrados pelo grupo, que são mais de 300 em todo o mundo. “Em relação ao modelo, a nossa expectativa com a Aena é a melhor possível. É um grupo reconhecido pela excelência pela capacidade de construção de soluções, certamente eles encontrarão soluções para Congonhas que está no seu limite, com um projeto de expansão. Não se faz turismo sem conectividade”, finalizou Lucena.
Mercados e eventos
Você precisa estar logado para postar um comentário Login