Mundo
Sarkozy: da Presidência à prisão com dignidade

Nicolas Sarkozy assumiu a Presidência da França em 2007, destacando-se por sua energia intensa. No entanto, nesta terça-feira (21), o ex-presidente conservador se apresentou à prisão, após uma dramática queda que teve início com sua derrota eleitoral ao fim de seu único mandato.
A Justiça condenou Sarkozy a cinco anos de prisão em um processo que envolve suposto financiamento ilegal de sua campanha de 2007 com recursos do regime da Líbia. Além disso, foi solicitada a execução imediata da pena. Apesar de ter sido condenado anteriormente em outras duas ocasiões, o ex-presidente sempre conseguiu evitar o encarceramento.
Conhecido por suas declarações fortes, este experiente político, agora com 70 anos, se declarou alvo de juízes supostamente politizados. Após a sentença, comentou: “Se quiserem que eu durma na prisão, assim será, de cabeça erguida. Sou inocente”.
Nesta terça, ele ingressou na prisão parisiense de La Santé, onde pode permanecer apenas algumas semanas, caso a Justiça conceda liberdade condicional. Enquanto isso, seu advogado Christophe Ingrain informou que ele se dedicará a relatar essa difícil vivência.
Apelidado de

Você precisa estar logado para postar um comentário Login