Conecte Conosco

Notícias Recentes

Saúde entrega o maior laboratório de microbiologia da América Latina

Publicado

em

O Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Saúde do DF está finalizando os detalhes para a entrega da reforma do Complexo de Microbiologia Integrada e Automatizada. A cerimônia ocorrerá nesta terça-feira (2) e contará com a presença de autoridades locais e federais.

Cerca de dois mil metros quadrados da unidade passaram por obras para atualizar a infraestrutura e equipamentos, que estarão entre os mais modernos do mundo. Além do Complexo de Microbiologia, a área reformada contará ainda com um Laboratório de Toxicologia e uma Sala de Coleta.

“Estamos entregando à população o maior laboratório de microbiologia da América Latina. Com essa reforma conseguiremos passar das atuais 760 mil análises laboratoriais por ano e superar 1,5 milhão”, ressalta a secretária de Saúde do DF, Marília Coelho Cunha.

Um dos novos e mais sofisticados equipamentos que passam a integrar o Complexo de Microbiologia é Vitek-MS, permite que o resultado da análise de bactérias fique pronto em apenas um dia, em vez de uma semana, como ocorre atualmente.

O Lacen realiza análises laboratoriais de média e alta complexidade relacionadas às necessidades diagnósticas no âmbito da Vigilância em Saúde que compreendem as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador.

“A estrutura estava defasada e obsoleta. Com a atual ampliação e modernização estará apta para atender a demanda do DF para os próximos 20 anos, levando em consideração as previsões de crescimento populacional”, antecipa o diretor do Lacen Thiago Chagas.

SERVIÇOS

O laboratório de Microbiologia Integrada e Automatizada, além do diagnóstico bacteriológico e fúngico de doenças causadas por esses agentes irá também realizar o monitoramento da qualidade de alimentos, da água de consumo humano e ambiental, bem como da qualidade microbiológica de medicamentos, produtos para saúde, saneantes e detergentes enzimáticos, entre outros produtos utilizados no Sistema Único de Saúde.

Fazem parte da atividade de microbiologia o diagnóstico e controle de mais de 30 doenças transmissíveis, dentre as quais se destacam Aids, tuberculose, meningite, dengue, hepatite, leptospirose, cólera e difteria.

O prédio onde funciona o Laboratório Central abrigava o antigo Instituto de Saúde do DF (ISDF), inaugurado em 1978, que passou a ser Lacen no ano 2000. Desde sua construção, o edifício nunca havia passado por reformas.

Fonte: Alô

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados