Mundo
França deixará imigrantes irem à Grã-Bretanha se Londres sair da UE
Se a Grã-Bretanha decidir que quer sair da União Europeia em um referendo marcado para junho, a França irá permitir que imigrantes sigam para o território britânico retirando os controles de fronteiras e “estendendo um tapete vermelho” para os banqueiros que quiserem deixar Londres, disse nesta quinta-feira o ministro da Economia francês, Emmanuel Macron.
“No dia em que esta relação se desfizer, os imigrantes não ficarão mais em Calais [porto francês de acesso ao Canal da Mancha], e certamente teremos banqueiros querendo vir para a França”, afirmou Macron ao jornal Financial Times antes de uma cúpula de segurança anglo-francesa. Ele acrescentou que também podem ser criados obstáculos para o comércio bilateral, e que um acordo que permite à Grã-Bretanha realizar inspeções nas fronteiras para deter imigrantes indesejados do lado francês do Canal também pode ser desfeito.
Ele acrescentou que a “energia coletiva da UE seria gasta no desmonte dos laços existentes, não na recriação de novos” se os eleitores britânicos rejeitarem a permanência no bloco. Os britânicos devem ir às urnas no próximo dia 23 de junho para decidir sobre o futuro do país em referendo convocado pelo premiê David Cameron.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login