Conecte Conosco

Mundo

Sébastien Lecornu supera votos de desconfiança no Parlamento francês

Publicado

em

O primeiro-ministro da França, Sébastien Lecornu, conseguiu resistir a duas votações de desconfiança que poderiam ter derrubado seu governo recente e causado maior instabilidade política no país nesta quinta-feira (16).

Essas votações ocorreram na Assembleia Nacional e agora abrem espaço para que o premiê enfrente um desafio ainda maior: a aprovação do orçamento para 2026, importante para a segunda maior economia da União Europeia, antes do fim do ano na câmara baixa do Parlamento.

A permanência de Lecornu no cargo também evita que o presidente Emmanuel Macron precise dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas, uma decisão arriscada que havia sido mencionada caso o primeiro-ministro fosse derrubado.

Lecornu enfrentou duas moções de desconfiança propostas por partidos da oposição – a França Insubmissa, de esquerda radical, e o partido de extrema-direita Reunião Nacional, liderado por Marine Le Pen.

A Assembleia, composta por 577 membros, rejeitou a moção da França Insubmissa por uma diferença de 18 votos, com 271 votos a favor, abaixo dos 289 necessários para aprovação. A moção da Marine Le Pen recebeu apenas 144 votos, não alcançando maioria alguma.

Fonte: Associated Press.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados