Economia
Sebrae e Adepe promovem produtos inovadores na Zona da Mata

Empreendedores da Zona da Mata estão convertendo frutas e cana-de-açúcar em alimentos e artesanatos com o suporte do Sebrae Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).
As criações serão exibidas nesta sexta-feira (22), das 12h às 20h, na exposição Riquezas da Mata, no Shopping Carpina. A entrada é gratuita.
O público poderá conhecer e comprar iguarias feitas a partir de banana, goiaba, uva e pitaya cultivadas em cidades do Vale do Siriji, como Macaparana, Machados, São Vicente Férrer e Vicência.
As frutas foram usadas para fazer geleias, chips, biscoitos e bolos. A cana-de-açúcar também foi utilizada para criar produtos como trufas, bolo de rolo de melaço, brownies e licores.
Reaproveitamento
Muitos produtos aproveitam partes que normalmente seriam jogadas fora, como cascas e flores. Assim, surgiram receitas como coxinha de flor de bananeira, catchup de goiaba, carne de casca de banana e geleia de pitaya.
Além de diminuir o desperdício, a inovação destaca o potencial da agroindústria artesanal e da economia circular.
A palha da cana também foi reutilizada na confecção de caixas, chaveiros e porta-joias, que estarão expostos e à venda durante a mostra.
“Os resultados mostram como é possível diferenciar um produto, criá-lo com base na cultura e vocação locais e, com isso, abrir novos mercados”, afirma Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE na Zona da Mata.
Entre os empreendedores está Teresa Cristina da Silva, de Paudalho, que desenvolveu o bolo de rolo de melaço.
“Quando fiz a primeira degustação, nem eu acreditava que seria tão bem aceito. As pessoas achavam estranho, mas se tornaram fãs assim que provaram”, lembra.
Diversificação
No Vale do Siriji, a colaboração encorajou a diversificação da fruticultura, tradicionalmente focada na venda de frutas in natura. Léa Álvares, de Machados, relata que passou a vender novos produtos elaborados a partir dos cursos.
“Aprendemos a aproveitar melhor as frutas e até as cascas. A carne louca de banana, por exemplo, tem sido muito apreciada como recheio de salgados”, comenta.
Ao longo de mais de um ano, os projetos ofereceram treinamentos em gestão, marketing, design, sustentabilidade e vendas, além de orientar os participantes sobre formalização de negócios e participação em feiras regionais.

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