Notícias Recentes
Secretário com visto cancelado pelos EUA critica sanção e defende Mais Médicos

O médico Mozart Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, se manifestou nesta quarta-feira, 13, sobre o cancelamento de seu visto americano pelo governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump.
Em uma publicação no Instagram, Sales afirmou que a sanção é injusta e destacou a importância do programa Mais Médicos, que foi citado pelas autoridades americanas como motivo para a medida tomada contra ele e contra Alberto Kleiman, ex-funcionário do governo federal também envolvido na criação do programa durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Segundo Mozart Sales, “O programa Mais Médicos pelo Brasil é uma iniciativa fundamental do governo federal para assegurar o atendimento de saúde necessário a milhões de brasileiros em todas as regiões do país. Essa penalidade injusta não altera minha convicção de que o Mais Médicos é um programa que protege a vida e representa a essência do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo.”
Mozart é a primeira autoridade do governo Lula a ter visto revogado pelo governo Trump. Autoridades do governo estão preocupadas com a possibilidade de que a restrição se estenda a outros membros, inclusive de alto escalão, em meio às disputas políticas relacionadas aos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes de Sales, vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do procurador-geral da República e de familiares já haviam sido cancelados pelo governo americano.
Alexandre Padilha, ministro da Saúde, manifestou seu apoio a Mozart Sales em suas redes sociais, afirmando que o programa Mais Médicos continuará firme diante de tais ataques injustificados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login