Mundo
Secretário de Estado dos EUA confia em solução positiva para a Groenlândia
Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, manifestou nesta quarta-feira (28) sua confiança de que será possível encontrar um acordo satisfatório para todas as partes envolvidas na questão da Groenlândia, após o presidente Donald Trump ter prometido iniciar negociações sobre o tema.
“Vamos realizar encontros técnicos com nossos parceiros da Groenlândia e da Dinamarca para tratar deste assunto. Acredito que estamos dando início a um processo que levará a um resultado benéfico para todos”, afirmou Rubio diante do Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA.
O presidente Donald Trump causou alvoroço na Otan ao sugerir a possível anexação da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca localizado no Ártico, conhecido por sua importância estratégica e riqueza mineral, que o mandatário americano considera fundamental para a segurança dos Estados Unidos.
Donald Trump criticou a Dinamarca e outros países europeus membros da Aliança Atlântica por, segundo ele, não protegerem adequadamente a ilha contra ameaças da Rússia e da China.
Após semanas insistindo em sua vontade de incorporar a Groenlândia aos Estados Unidos, até cogitando o uso da força, Trump anunciou no dia 21 de janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, que um acordo importante para o futuro da ilha havia sido alcançado com o líder da Otan, Mark Rutte.
Depois desse anúncio, o presidente americano voltou atrás em suas ameaças de aplicar novas tarifas contra países europeus contrários à aquisição da ilha, além de desistir de qualquer intervenção militar para garantir a posse da Groenlândia.
Em resposta, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que não estava ciente do conteúdo do acordo anunciado entre Donald Trump e Mark Rutte.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login