Mundo
Secretário de Trump aponta suspeita de fraude após Lisa Cook recusar demissão do Fed

Howard Lutnick, secretário de Comércio dos EUA, declarou na terça-feira que a recusa da diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, em deixar o cargo após anúncio de sua demissão pelo presidente Donald Trump intensifica a suspeita de fraude em hipoteca.
“Uma diretora do Fed assinando seu nome e cometendo fraude hipotecária?”, questionou Lutnick ao programa Squawk Box da CNBC, um dia após a notificação da saída de Cook. Ele acrescentou:
“Ela teria cometido fraude hipotecária e se recusa a sair. O criminoso geralmente age assim.”
Quando indagado sobre possíveis ações de Trump contra o presidente do Fed, Jerome Powell, caso não suspenda pagamento e acesso de Cook ao banco central, Lutnick evitou comentar, chamando tudo de “cenários hipotéticos”.
Howard Lutnick também comentou desconhecer quem teria autoridade para impedir que Cook continue a receber salário ou tenha acesso às instalações do Fed.
Ele ressaltou que o Departamento de Justiça deve assumir a investigação.
“Se ela realmente cometeu fraude, deveria respeitar os EUA, o Fed e sair discretamente, evitando complicações legais”, afirmou o secretário.
Lisa Cook declarou na segunda-feira que o presidente Trump “não tem autoridade” para demiti-la, citando ausência de motivo legal, e reiterou que não renunciará.
Para defender seu cargo, Cook contratou o advogado Abbe Lowell, que anunciou que irá recorrer judicialmente contra o que classificou como uma “ação ilegal”. O caso pode chegar à Suprema Corte.
Lowell afirmou: “A tentativa de demissão baseada apenas em uma carta não tem respaldo jurídico. Usaremos todos os meios legais para impedir essa ação.”
A investigação sobre Cook foi iniciada após alegações de Bill Pulte, diretor da Federal Housing Finance Agency, de que ela teria fornecido informações falsas em pedidos de hipoteca residenciais. Até o momento, Cook não foi formalmente acusada ou condenada.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login