Conecte Conosco

Notícias Recentes

Segurança reforçada com drones, 200 homens e snipers para o Sete de Setembro

Publicado

em

A proteção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Palácio do Planalto está intensificada para o desfile do Sete de Setembro em Brasília. As medidas do “Plano Escudo” do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) foram ampliadas este ano, pois o evento ocorre durante o julgamento da tentativa golpista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde o início do julgamento, na terça-feira, o GSI conta com 200 soldados de prontidão, além do efetivo regular dos palácios presidenciais, para agir em caso de qualquer anomalia.

Parte desse efetivo permanece em prontidão em uma área próxima ao Palácio do Planalto. O reforço continuará até a decisão final da Corte, sendo que o dia do desfile é considerado um momento sensível nesse período.

O GSI também acompanha duas manifestações previstas para o domingo: uma em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e outra a favor do presidente Lula. Segundo membros do governo, o alerta atual é nível amarelo, o mais baixo da escala do “Plano Escudo”, que ainda inclui níveis laranja e vermelho, conforme a gravidade das ameaças.

Durante o desfile, a segurança presidencial contará com drones e equipamentos anti-drones para derrubar dispositivos não autorizados. Haverá aumento na equipe de contra-snipers para observar possíveis atiradores na Esplanada dos Ministérios.

A tribuna presidencial, onde Lula estará com ministros e autoridades dos Três Poderes, passará por revista anti-bombas e química no sábado, sendo vigiada pelo GSI durante a noite anterior. Conforme noticiado pelo O Globo, o presidente convidou ministros do STF para participar do evento.

No início da cerimônia, Lula desfilará em carro aberto para abrir o desfile que terá como tema “Brasil Soberano” e começará às 9h na Esplanada dos Ministérios, com duração prevista de duas horas.

As ações de segurança foram definidas em reuniões entre GSI, Comando Militar do Planalto e Secretaria de Segurança do Distrito Federal, considerando o julgamento no STF e o desfile do próximo domingo. Conforme assessores presidenciais, os protocolos já seguem padrões mais rigorosos desde o 8 de Janeiro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados