Notícias Recentes
Segurança será reforçada no DF para receber 19 chefes de Estado
Cerca de 9 mil homens e mulheres que integram a Segurança Pública do Distrito Federal e as Forças Armadas farão uma operação especial até a próxima sexta-feira (18), quando devem passar pela capital 19 chefes de Estado. As alterações no trânsito, que permitirão os deslocamentos dos comboios, começam amanhã (16).
“Temos uma preocupação para garantir certa comodidade para a população do Distrito Federal. Queremos, primeiro, a tranquilidade da população e, também, garantir a segurança de todos esses chefes de Estado que estarão sendo recepcionados pelo Brasil”, frisou o secretário de Segurança Pública do DF, Paulo Roberto Batista de Oliveira.
Os presidentes das 19 nações começam a chegar a Brasília hoje para diversos encontros, como o do Brics, bloco integrado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul; da União das Nações Sul-americanas (Unasul); dos Chefes de Estado Latino Americanos (Celac) e a reunião bilateral China-Brasil; e da União Europeia – eventos que serão realizados simultaneamente.
MUDANÇAS NO TRÂNSITO – Na cidade, os encontros acontecerão, principalmente, nos palácios do Planalto, Itamaraty, Alvorada e também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para os deslocamentos dos chefes de Estado, o tráfego em algumas vias da região central do Plano Piloto será alterado.
Amanhã (16), haverá interrupção no trânsito da Esplanada dos Ministérios, na via S1 (sentido Congresso), altura L2 Sul, e na via de ligação em frente ao Ministério da Saúde, próximo ao Palácio do Itamaraty.
As interdições no tráfego começam às 10h30 e terminam por volta das 12h30, período que pode ser estendido. No entanto, o trecho que segue do Congresso Nacional rumo à Praça dos Três Poderes continuará fechado.
Na quinta-feira (17), as mudanças nessas vias começam às 15h30. No caso de pessoas que, antes do bloqueio, estacionarem nos ministérios, será possível o deslocamento pela via S2. O estacionamento ao longo dos meios-fios estará proibido. Nesse mesmo dia, quando haverá um evento cultural envolvendo os mesmos chefes de Estado, no Centro de Convenções, às 20h, o trânsito nas proximidades desse local será alterado.
As faixas da esquerda do Eixo Monumental, também na quinta, no trecho entre o Palácio do Buriti e a Torre de TV, serão exclusivas para o deslocamento das autoridades. A faixa da direita, somente na altura do Estádio Nacional, será isolada para que os 2 mil convidados possam estacionar na arena.
REFORÇO – Para essas operações, o Governo do Distrito Federal disponibilizará 4.459 servidores, entre agentes da PM, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. No âmbito das forças federais, serão empregados mais 4 mil militares.
Além das viaturas e equipamentos de segurança do GDF, serão utilizados 400 veículos das Forças Armadas e nove aeronaves – sendo três do Exército e seis da Marinha – inclusive as que têm poder de abate.
Os militares preparam, ainda, um esquema de prevenção a terrorismo e ameaça biológica/química. O espaço aéreo da capital também terá restrições. No Lago Paranoá, devido à proximidade com os hotéis onde alguns chefes de Estado se hospedarão, será instalado um perímetro de segurança.
Fonte: Alô
Você precisa estar logado para postar um comentário Login