Conecte Conosco

Economia

Selo garante origem e segurança das cachaças artesanais

Publicado

em

As cachaças produzidas em alambiques no Brasil terão um selo especial que comprova sua origem e autenticidade, aumentando a segurança e a rastreabilidade do produto diante dos recentes casos de contaminação por metanol.

Esse selo, criado pela Associação Nacional da Cachaça de Alambique (Anpaq), será implementado no começo de 2026. Já existe um selo que indica a procedência das bebidas, mas a nova versão visa oferecer aos consumidores mais confiança ao acompanhar a cadeia de produção.

O Ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira, dia 10, o número de casos de intoxicação causada por metanol em bebidas adulteradas no país para 29, um aumento de cinco registros desde o último balanço divulgado na quarta-feira, dia 8.

Há 217 casos ainda sob investigação, enquanto 249 foram descartados. Até o momento, o número de mortes permanece em cinco, todos ocorridos no estado de São Paulo.

Na quinta-feira, dia 9, o Ministério da Saúde comunicou a compra de 2.500 unidades do antídoto fomepizol para tratar essas intoxicações. Destas, cerca de 1.000 ampolas ficarão em estoque e as outras 1.500 já começaram a ser distribuídas para atendimento dos pacientes, com prioridade para São Paulo, devido ao maior número de casos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados