Conecte Conosco

Destaque

‘Semáforos inteligentes’ devem ser implantados em fevereiro no DF, diz Detran

Publicado

em

Segundo órgão, fase inicial vai contemplar 200 pontos da cidade. Sistema promete reduzir congestionamentos e melhorar o tráfego nas vias.


Semáforos inteligentes só devem ser instalados no DF em 2018

O Detran pretende começar em fevereiro de 2018 a primeira etapa de implantação de semáforos inteligentes no Distrito Federal. A fase inicial deverá contemplar 200 pontos da cidade. A novidade promete reduzir congestionamentos, minimizar a emissão de gases poluentes e aumentar a segurança de tráfego nas vias do DF.

O órgão informou que aguarda o andamento de uma licitação, prevista para ser concluída em dezembro deste ano, para começar a instalar os novos semáforos.

Segundo o Detran, a troca de tecnologia vai começar pela área central do DF, priorizando regiões com maior movimento.

Semáforo no trânsito de Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

Atualmente, o controle dos sinais de trânsito é feito em uma central de monitoramento do Detran. Dos 3,1 mil semáforos que existem no DF, o órgão consegue ter acesso a 70% desse total.

Segundo o Detran, quando implantada, a tecnologia vai permitir que o controle seja feito de qualquer lugar e em tempo real, permitindo fazer intervenções imediatas.

O Detran garante ainda que o serviço passará a ser mais eficiente e mais barato: as peças têm custo mais baixo e haverá uma economia de 90% no consumo de energia.

Simulação mostra funcionamento de ‘semáforo inteligente’ (Foto: TV Globo/Reprodução)

Veja alguns benefícios listados pelo Detran:

  • Maior controle das vias sob sua circunscrição, ou seja, teremos informações em tempo real de contagem/quantitativo de veículos, pedestres, informações importantes para futuras alterações, elaboração de estudos, projetos, prevenção ou intervenções, gestão da mobilidade urbana e segurança viária;
  • Alteração do plano semafórico (tempo) por intermédio da central sem a intervenção manual “in loco”;
  • Ciclos (tempo) alterados pelo próprio computador (central) de acordo com o volume e fluxo de veículos que circulam no local, facilitando a fluidez;
  • O Detran terá em tempo real as informações das condições das vias do DF, podendo intervir de imediato, além de alterar ou modificar os (ciclos) tempos onde for necessário para melhorar a fluidez;
  • A população terá maior segurança e fluidez ao trafegar nas vias do DF;
  • Com a central de monitoramento por intermédio dos diversos sensores instalados, o Detran terá informações das condições dos semáforos, (LED queimado, falta de energia, defeitos no controlador, acidentes e etc).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados