Economia
Semana de 4 dias melhora saúde e trabalho

Trabalhar quatro dias por semana, com três dias de descanso e sem cortar salário, pode beneficiar tanto a saúde dos funcionários quanto sua eficiência no trabalho. Essa conclusão vem de um estudo recente divulgado na revista científica Nature Human Behaviour.
A pesquisa, realizada por especialistas do Boston College nos Estados Unidos, acompanhou 2.896 trabalhadores de 141 empresas em seis países durante meio ano. O intuito foi analisar como diferentes esquemas de trabalho influenciam a saúde física e mental dos colaboradores.
Para comparação, também foram observadas 12 organizações que continuaram com a semana tradicional de cinco dias de trabalho.
Participaram profissionais de países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Após a adoção da semana reduzida, foram avaliadas mudanças em níveis de esgotamento, cansaço, qualidade do sono e rendimento profissional.
Os funcionários que passaram a trabalhar quatro dias mantiveram seus salários como se estivessem cumprindo a jornada usual de cinco dias.
Os resultados apontam que esses trabalhadores experimentaram uma melhora no bem-estar físico e mental, além de maior satisfação com o emprego. Tais efeitos não foram identificados entre os que mantiveram a rotina tradicional.
Mais contratações
Além dos benefícios para a saúde, a redução dos dias úteis também influenciou positivamente na atração e retenção de talentos. Um dos casos do estudo mostrou que uma empresa que enfrentava dificuldades para contratar profissionais conseguiu reduzir esses problemas após implementar a semana de quatro dias.
Segundo os pesquisadores, essa mudança é muito valorizada por quem procura emprego. Alguns colaboradores chegaram a afirmar que nem mesmo um aumento de salário os faria voltar à semana com cinco dias.
O relatório indica que 90% das empresas que participaram da pesquisa e adotaram o novo modelo decidiram continuá-lo após o período do estudo.
Considerações finais
Os autores do estudo apontam algumas limitações, como o fato de terem avaliado empresas que já priorizavam o bem-estar dos funcionários e promoviam mudanças estruturais, o que pode ter amplificado os resultados positivos da jornada reduzida.
Eles também destacam que os benefícios para a saúde física precisam de um tempo maior de análise para serem completamente observados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login