Notícias Recentes
Senado cria comissão para investigar fraudes no Banco Master
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado iniciou nesta quarta-feira (4) uma subcomissão destinada a acompanhar as investigações sobre as acusações envolvendo o Banco Master, que é suspeito de realizar fraudes financeiras bilionárias.
A Comissão do Banco Master contará com 13 membros e será liderada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que classificou o caso como a maior fraude bancária já registrada no Brasil.
“Dada a gravidade e o impacto das vítimas, este caso deve ser tratado com seriedade, independentemente de quem possa ser afetado. Esta Comissão do Master não irá retaliar ninguém, mas fica claro que, se houver culpados, ninguém será poupado pela comissão”, ressaltou o senador alagoano.
A subcomissão foi constituída no contexto de diversos pedidos para a criação de comissões parlamentares de inquérito (CPIs) relacionadas ao escândalo do banco, cujo dono, o empresário Daniel Vorcaro, está envolvido em fraudes que podem somar até R$ 17 bilhões.
“Não competiremos com a CPI, nosso papel será somente complementar, pois a fiscalização do sistema financeiro é uma atribuição exclusiva da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal”, explicou Renan a jornalistas.
Poderes da Comissão
De acordo com Renan, a comissão terá autoridade para solicitar a quebra de sigilos bancário e telefônico, realizar visitas a autoridades, executar diligências, além de convocar investigados e testemunhas.
“A Lei Complementar 105/2001 prevê que a quebra de sigilo possa ser solicitada por esta comissão ao plenário. Caso o Senado aprove, as quebras de sigilo poderão ser realizadas”, destacou.
Contato com o Presidente
O senador também mencionou que irá questionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre um encontro que teria ocorrido com o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro.
“Todas as pessoas que participaram da reunião podem colaborar com a comissão. Queremos enviar algumas perguntas ao presidente da República por escrito. Se ele responder, será extremamente útil para as investigações”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login