Conecte Conosco

Mundo

Senado dos EUA aprova indicado de Trump para o Fed antes de reunião de juros

Publicado

em

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (15), por uma votação apertada, o indicado do presidente Donald Trump para uma posição importante no Federal Reserve (Fed), pouco antes do início da reunião de política monetária do banco central dos EUA.

O Senado, controlado pelos republicanos, aprovou a nomeação de Stephen Miran, que é presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca. Agora ele passa a integrar a diretoria de governadores do Fed.

Ele também fará parte de um comitê de 12 membros que têm direito a voto e que decidem as taxas de juros de referência da maior economia do mundo.

Esse aval para Miran acontece enquanto Trump pressiona por uma redução nas taxas de juros, lançando uma sombra sobre a reunião do Fed que ocorre na terça e na quarta-feira.

O mercado espera um corte de 0,25 ponto percentual ao final do encontro e está atento aos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, após a reunião.

A possível queda nas taxas deve dar novo fôlego à economia americana diante do enfraquecimento do mercado de trabalho e dos crescentes receios de recessão.

Trump também quer afastar Lisa Cook, governadora do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed, sob acusação de fraude hipotecária.

No entanto, nesta segunda-feira, a corte de apelações do circuito de Columbia decidiu que Cook, a primeira mulher negra na diretoria do Fed, pode manter seu cargo provisoriamente, após contestar sua demissão. Com essa decisão judicial, espera-se que ela participe da reunião do Fed.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados