Conecte Conosco

Economia

Senado vai ouvir ex-sócio do Master e presidentes do BC e da CVM

Publicado

em

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou, nesta terça-feira, pedidos para ouvir Augusto Lima, ex-sócio do banqueiro Daniel Vorcaro no Banco Master, além dos presidentes do Banco Central, Gabriel Galípolo, e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Oto Lobo. Essas ações fazem parte das investigações da comissão sobre a liquidação do banco e possíveis fraudes bilionárias.

Durante a reunião, o presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), declarou que o Senado tem a obrigação institucional de apurar a gravidade das suspeitas relacionadas à instituição financeira.

— A fraude de bilhões no Banco Master preocupa o país e se manteve por anos como um risco extremo para o mercado. É um caso em que um escândalo leva a outro ainda mais grave. A ilusão de dinheiro multiplicado virou crime; o brilho do ‘ouro de tolo’ virou choque; os investidores foram enganados, e o poder público virou palco para essas atividades criminosas — afirmou.

Renan ressaltou que o objetivo da comissão é identificar os envolvidos sem fazer julgamentos prévios.

— Queremos saber quem são e onde estavam os responsáveis por essa fraude, trabalharemos com imparcialidade, sem apontar alvos — disse.

O senador também informou que recentemente membros da comissão se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e com Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, e que novos encontros estão agendados.

— Nesta quarta-feira, às 17h, teremos reunião com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Depois, visitaremos o Supremo Tribunal Federal para conversar com o presidente da Corte, ministro Edson Fachin. Esperamos colaboração e transparência desses órgãos — adicionou.

O depoimento do presidente interino da CVM, Oto Lobo, será priorizado, com a audiência prevista para a semana após o Carnaval.

Entre os convocados estão:

  • Augusto Lima, ex-sócio e ex-proprietário do Banco Master, que saiu da sociedade em julho de 2025;
  • Oto Lobo, presidente interino da CVM;
  • Vital do Rêgo, ex-presidente do TCU;
  • Andrei Augusto Passos Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal;
  • Ailton de Aquino Santos, diretor de fiscalização do Banco Central;
  • Ex-diretor do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza;
  • Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central.

Também foram solicitadas informações ao Banco Central, Tribunal de Contas da União, Ministério da Fazenda, Banco de Brasília (BRB), Polícia Federal e Comissão de Valores Mobiliários.

O colegiado convidará ainda o ex-presidente do BRB e diretores da instituição para prestar esclarecimentos. A senadora Leila Barros (PDT-DF) comentou a possibilidade de convocar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o que poderá ser feito via novo requerimento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados