Notícias Recentes
Senador Esperidião Amin afirma que STF e Alexandre de Moraes não foram discutidos em reuniões nos EUA

Senador Esperidião Amin (PP), membro da delegação de senadores que viajou a Washington para tratar das tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, declarou nesta quarta-feira, dia 30, que o grupo não teve discussões nem recebeu questionamentos de parlamentares e empresários americanos sobre eventuais ações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
“Não houve qualquer contato relacionado ao STF ou ao ministro Alexandre de Moraes“, garantiu Amin em entrevista aos jornalistas na capital americana.
Questionado se a comitiva foi indagada sobre o tratamento dado no Brasil às grandes empresas americanas de tecnologia, as chamadas big techs, o senador afirmou que o Congresso brasileiro tem a “intenção” de tratar do tema e destacou um projeto de sua autoria que deve minimizar os impactos das decisões judiciais sobre a remoção de conteúdos.
“Apresentamos uma proposta legislativa que começará a tramitar a partir de 4 de agosto, visando suavizar a responsabilidade atribuída às big techs, o que para mim configuraria uma forma de censura antecipada. O Congresso está empenhado em diminuir esses efeitos”, explicou o senador do PP.
O projeto de lei 3.283/2025 determina que, sempre que as plataformas digitais removerem conteúdos sem uma ordem judicial, elas devem comunicar o ocorrido, em até 24 horas, ao órgão de controle externo da atividade de inteligência do Congresso Nacional, além do Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
A delegação de senadores realizou reuniões com deputados e empresários dos EUA buscando influenciar o governo de Donald Trump a postergar a entrada em vigor das novas tarifas.
Senadora Tereza Cristina (PP) descreveu a missão como o começo de um processo de diálogo contínuo, afirmando que o grupo conseguiu avançar nas relações entre os parlamentos dos dois países. “Nosso trabalho aqui foi abrir caminhos, estabelecer contato inicial, dialogar com as empresas e tentar levar o assunto à Casa Branca”, afirmou a parlamentar.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login