Conecte Conosco

Notícias Recentes

Senador Marcos do Val viaja aos EUA mesmo com ordem do STF

Publicado

em

Senador Marcos do Val (Podemos-ES) confirmou ontem, 24, que esteve nos Estados Unidos, mesmo com seus passaportes bloqueados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo sua assessoria, ele utilizou um passaporte diplomático que está em seu poder, apesar de uma ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, de agosto do ano passado, para apreender o documento.

“O passaporte diplomático está válido até 31 de julho de 2027, sem qualquer impedimento. Em 22 de julho de 2025, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil renovou o visto oficial (B1/B2) do Senador, válido até 16 de julho de 2035, o que comprova o reconhecimento internacional de sua legitimidade diplomática”, declarou a nota.

A Polícia Federal realizou buscas em locais pessoais e profissionais de Marcos do Val, mas não encontrou o passaporte diplomático na ocasião. Em fevereiro, a Primeira Turma do STF confirmou por unanimidade a decisão que determinava apreensão e bloqueio do documento. A turma é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia.

A ação ocorreu em uma investigação que apura se o senador promoveu uma campanha para intimidar investigadores da Polícia Federal. Além disso, houve bloqueio das suas redes sociais, proibindo manifestações públicas por esses canais.

Recentemente, Marcos do Val pediu autorização ao STF para viajar a lazer com sua família aos Estados Unidos, mas teve o pedido negado pelo ministro Alexandre de Moraes. Não há informações claras sobre como ele conseguiu sair do país com a ordem de apreensão do passaporte em vigor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados