Mundo
Senadores americanos criticam Trump por tarifas altas contra o Brasil

Um grupo de senadores do Partido Democrata dos Estados Unidos enviou uma carta ao presidente Donald Trump manifestando preocupação com a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.
Os 11 parlamentares que assinam o documento ressaltam o “abuso de poder” na ameaça de iniciar uma guerra comercial contra o Brasil.
Os Estados Unidos importam mais de US$ 40 bilhões ao ano do Brasil, incluindo quase US$ 2 bilhões em café. O comércio bilateral sustenta quase 130 mil empregos nos EUA.
Segundo os senadores, os EUA e o Brasil têm questões comerciais legítimas que devem ser resolvidas por meio do diálogo e negociação. A imposição das tarifas visa pressionar o sistema jurídico brasileiro a interromper um processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que é visto como uma interferência indevida.
Os senadores destacam que o uso do peso econômico americano para proteger interesses pessoais prejudica as relações entre os países e pode causar retaliações que afetem empresas e cidadãos nos EUA.
Além disso, uma guerra comercial pode aproximar o Brasil da China, o que preocupa os senadores devido à crescente influência chinesa na América Latina.
O grupo pede que o presidente reconsidere suas ações e priorize os interesses econômicos dos americanos, evitando conflitos comerciais desnecessários.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login