Centro-Oeste
Senai oferece 40 cursos grátis para PcD e maiores de 50 anos

A partir de quinta-feira (18/9), pessoas com deficiência (PcD) e profissionais com mais de 50 anos podem se inscrever gratuitamente em cursos de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Estão disponíveis mais de 40 temas, como Gestão e Negócios, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação, todos totalmente online até 31 de dezembro.
Segundo o gerente de Educação Profissional e Superior do Senai, Mateus Simões, os cursos foram planejados com base em análises das áreas que mais interessam esse público e as habilidades necessárias para enfrentarem as mudanças no mercado de trabalho: “Realizamos pesquisas para identificar quais áreas são mais atraentes para esse grupo e quais competências precisam ser desenvolvidas para se manterem atualizados.”
Entre as formações disponíveis estão Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada, Bioeconomia, Cultura Lean, Análise Exploratória de Dados, Inteligência Artificial Aplicada e Power BI básico.
Estatísticas relevantes
Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, entre 2023 e 2024, o emprego formal para pessoas acima de 50 anos cresceu 8,8%, chegando a quase 700 mil contratações. A faixa etária de 49 anos teve um aumento de 2,9% no mesmo período.
No Senai, mais de 103 mil pessoas com mais de 50 anos se matricularam em 2024, e até julho de 2025, esse número ultrapassou 101 mil.
Sobre o projeto
Essa ação faz parte da campanha “Senai é mais inclusão”, promovida pelo Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), criado em 1999. O programa apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), incentivando a diversidade, a equidade e o acesso a educação profissional de qualidade.
Informações adicionais estão disponíveis no site Futuro.Digital nas seções dedicadas a PcD e pessoas acima de 50 anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login