Economia
Serasa registra 6,4 milhões de tentativas de fraude no início de 2025

No primeiro semestre de 2025, o Brasil enfrentou mais de 6,4 milhões de tentativas de fraude, o que corresponde a uma ação fraudulenta a cada 2,4 segundos, conforme dados da Serasa Experian.
O potencial prejuízo para consumidores e empresas chegaria a R$ 39,8 bilhões, caso essas fraudes fossem concretizadas, representando um aumento de 32,9% comparado ao mesmo período de 2024, quando os golpes financeiros barrados somaram R$ 29,9 bilhões.
De acordo com a datatech, as tentativas de fraude cresceram 21,7% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.
Caio Rocha, diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, destaca a importância de investimentos constantes em autenticação, análise de comportamento e tecnologias antifraude em múltiplas camadas. Ele ressalta que proteger dados e assegurar jornadas digitais seguras é um desafio que precisa ser prioridade para empresas e consumidores.
O indicador Fraudômetro da Serasa Experian baseia-se na combinação de dois grupos de informações: o total de consultas mensais de CPFs na base da empresa e a estimativa de risco, calculada a partir de modelos probabilísticos desenvolvidos para identificar fraudes, amparados por dados nacionais e tecnologia global da Experian.
O cálculo considera a relação entre a quantidade de CPFs consultados e a probabilidade de fraude, somada ao volume de tentativas registradas pela empresa em verificações de documentos, biometria facial e consulta cadastral, explicam os especialistas da Serasa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login