Economia
Servidores alertam sobre riscos ao Pix e pedem autonomia para o BC

Servidores do Banco Central (BC) divulgaram recentemente duas cartas abertas defendendo a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que concede autonomia orçamentária, financeira e administrativa para o órgão.
Os documentos, assinados por funcionários comissionados e pela equipe responsável pela gestão do Pix, ressaltam os riscos crescentes à estabilidade do BC e ao funcionamento do sistema de pagamentos instantâneos, caso a PEC permaneça parada no Congresso.
Na manifestação mais recente, 186 servidores comissionados destacam que a falta de pessoal e recursos já prejudica atividades essenciais e aumenta as chances de falhas operacionais. Eles alertam que essa realidade coloca em risco a credibilidade do Banco Central e pode afetar legalmente e pessoalmente seus gestores.
Por sua vez, a carta divulgada em 17 de agosto pela equipe da Gerência de Gestão e Operação do Pix (Gepix), assinada por 31 servidores, evidencia a fragilidade da infraestrutura do sistema, que funciona 24 horas por dia, porém conta com apenas nove profissionais focados na segurança. O grupo menciona recentes casos de exposição de dados e fraudes como motivo para a necessidade de investimento em recursos humanos e tecnológicos.
Ambas as cartas defendem que a aprovação da PEC 65 é uma medida urgente para garantir que o Banco Central continue com capacidade para supervisionar o sistema financeiro, combater fraudes e acompanhar as inovações tecnológicas. A proposta está parada há mais de um ano na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
“Sem esta alteração, o Banco Central ficará enfraquecido para acompanhar as mudanças tecnológicas e o rápido crescimento do uso do Pix, colocando em risco o sistema e toda a economia do país. A PEC 65/23 é fundamental não só para o BC, mas é uma ação estratégica para proteger um dos avanços mais importantes dos meios de pagamento no Brasil”, afirmam os servidores da equipe da Gepix.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login