Mundo
Sete civis mortos em ataque no norte da Síria, diz ONG

Sete pessoas civis perderam a vida neste sábado (20) após um ataque aéreo feito pelo Exército sírio na região norte da Síria, segundo relato da ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). A área é palco de confrontos constantes com as Forças Democráticas Sírias (FDS), que são lideradas pelos curdos.
Uma administração curda semi-autônoma domina grandes áreas do norte e nordeste do país, incluindo campos de petróleo e gás, e as Forças Democráticas Sírias atuam como seu braço militar.
Cinco mulheres e duas crianças morreram na aldeia chamada Umm Tina, nas proximidades de Deir Hafer, na província de Alepo, devido ao ataque realizado por membros do Exército sírio, conforme informado pelo OSDH.
Desde que uma coalizão de grupos islamistas depôs o líder sírio Bashar al Assad no final do ano passado, as autoridades recém-instaladas e as FDS firmaram, em março, um acordo para integrar as instituições civis e militares da administração curda ao governo central. No entanto, divergências entre as partes têm dificultado a implementação desse pacto, pois os curdos pedem maior autonomia, o que foi recusado por Damasco.
A área de Deir Hafer está situada na linha de frente entre o Exército sírio e as FDS, sendo palco de confrontos regulares, conforme destacou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH, em entrevista à AFP.
Rami Abdel Rahman também apontou que os combates com drones e armas pesadas na região resultaram no maior número de mortes civis no norte da Síria nos últimos meses.
As Forças Democráticas Sírias, que recebem apoio dos Estados Unidos, divulgaram um comunicado afirmando que grupos pró-Turquia ligados ao governo de Damasco realizaram ataques direcionados a residências civis, confirmando a morte de sete civis, incluindo duas crianças.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login