Mundo
Sete Mineiros Resgatados Entre Vinte e Três Presos em Mina na Colômbia

Autoridades colombianas conseguiram resgatar sete dos vinte e três trabalhadores que ficaram presos a 80 metros de profundidade em uma mina de ouro que desabou na segunda-feira, no noroeste da Colômbia, informou a agência estatal de mineração na quarta-feira (24).
Os mineiros, com roupas cobertas de lama, foram retirados da mina um por um sob aplausos, segundo vídeos divulgados pela entidade estatal. Desde o incidente na segunda-feira, eles têm sido alimentados e fornecidos com oxigênio através de tubulações que chegam até o fundo da mina.
“Vamos, vamos, você consegue”, incentivavam as pessoas presentes.
O desabamento aconteceu a apenas 15 metros da entrada da mina, que é operada pela empresa local La Reliquia em parceria com a multinacional canadense Aris Mining, detentora da concessão de exploração. Ambas as empresas estão colaborando no resgate dos trabalhadores, que inicialmente foram contabilizados em vinte e cinco.
Hambler Patiño, representante local responsável pelos direitos humanos no município de Segovia, afirmou à Blu Radio que os mineiros possuem fornecimento ilimitado de oxigênio pelas tubulações da mina, e é por esse meio que também recebem alimentação.
Apesar do medo sentido, os trabalhadores estão bem, disse Patiño. Eles puderam se comunicar com suas famílias por meio de um telefone fixo instalado no interior da jazida de ouro.
Amigos e parentes demonstraram grande preocupação, enquanto aguardavam o progresso das operações de resgate durante toda a noite.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que a operação de salvamento continua e espera retirar todos os trabalhadores nas próximas horas.
Os acidentes em minas são frequentes e geralmente resultam em fatalidades na Colômbia, sobretudo em minas de carvão e em explorações ilegais ou artesanais.
Há dois meses, dezoito mineiros ficaram presos na mesma região e foram resgatados após um dia.
Recentemente, sete mineiros foram encontrados mortos em uma mina ilegal de ouro em uma região conflituosa no sudoeste do país, onde grupos armados utilizam a extração ilegal de ouro como fonte de financiamento, além de tráfico de cocaína.
As minas operadas por multinacionais apresentam menos acidentes.
Em 2024, cento e vinte e quatro pessoas morreram em acidentes mineiros, e nos primeiros sete meses de 2025 já ocorreram sessenta mortes, conforme dados da Agência Nacional de Mineração.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login