Mundo
Sheinbaum garante apoio do México a Cuba
Claudia Sheinbaum, presidente do México, declarou nesta terça-feira (27) que o país continuará a demonstrar solidariedade com Cuba, mesmo após reportagens sugerirem que seu governo teria interrompido o envio de petróleo para a ilha.
A empresa estatal Petróleos Mexicanos (Pemex) vinha enviando hidrocarbonetos a Cuba, que enfrenta uma séria crise energética, apesar das fortes pressões dos Estados Unidos para bloquear o envio desses recursos.
Sheinbaum não confirmou nem negou a suspensão do fornecimento de petróleo, mas garantiu que o México permanecerá solidário com Cuba.
A presidente, alinhada à esquerda, afirmou que a decisão do México de vender ou doar petróleo a Cuba, por razões humanitárias, é uma decisão soberana tomada há muitos anos, respondendo a questionamentos sobre possíveis pressões dos EUA para interromper os envios.
A Pemex não confirmou para a AFP se parou o envio de hidrocarbonetos a Cuba.
A situação na ilha caribenha se agrava pela suspensão da entrega de petróleo da Venezuela e pela ameaça dos Estados Unidos, cujo presidente Donald Trump já declarou em uma rede social que não haverá mais petróleo nem dinheiro para Cuba.
O México, que enfrenta ameaças tarifárias desde o retorno de Trump à presidência em janeiro de 2025, agora terá que lidar com a revisão do acordo de livre comércio da América do Norte (T-MEC), do qual faz parte junto com Canadá e Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login