Economia
Silveira vai discutir com governo Trump atração de investimentos para mineração

O ministro Alexandre Silveira, da pasta de Minas e Energia, informou nesta quinta-feira que pretende alinhar interesses com o secretário de Energia dos Estados Unidos para atrair recursos financeiros americanos destinados à exploração de minerais estratégicos no Brasil.
Além dos minerais, a pauta da conversa deve incluir também investimentos para o desenvolvimento de data centers.
“Retomamos essa parceria com os EUA e queremos aproveitar para debater a política de investimentos em data centers no país, iniciativa criada pelos ministros Haddad, Alckmin e pelo MME. A ideia é discutir maneiras de tornar o ambiente ainda mais favorável para captar mais investimentos. Também discutiremos os minerais críticos, buscando alinhamento entre os recursos minerais brasileiros e o capital americano para sua exploração”, afirmou Silveira.
Na mesma data, o governo estabeleceu o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM), que teve sua primeira reunião com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O novo conselho surge num momento em que os EUA mostram interesse na mineração de minerais críticos e estratégicos no Brasil, enquanto o governo brasileiro enxerga uma possibilidade de negociação na questão tarifária aplicada sobre produtos brasileiros.
Silveira ainda anunciou a criação de outro conselho focado exclusivamente em minerais críticos, que irá assessorar o presidente em políticas do setor.
De acordo com o ministro, o CNPM proporciona ao Brasil uma oportunidade para alinhar estratégias com a administração do presidente Donald Trump.
“A criação do conselho abre novas possibilidades e uma grande oportunidade para ampliarmos a sinergia entre Brasil e EUA neste setor. Esta é uma conversa inicial, e é fundamental termos uma visão clara sobre os pontos convergentes entre os governos americano e brasileiro”, comentou Silveira.
Na próxima semana, durante o evento do G7 no Canadá, Silveira deve se reunir com o secretário de Energia americano Chris Wright.
Os minerais críticos — como lítio, nióbio, cobre e terras raras — são componentes essenciais para a transição energética mundial e para indústrias de alta tecnologia. A questão desses minerais tornou-se um tema central na competição geopolítica entre Estados Unidos e China, com o Brasil sendo reconhecido como um dos poucos países com significativo potencial para aumentar sua oferta de maneira sustentável.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Brasil possui cerca de 10% das reservas globais desses minerais, porém sua produção atual corresponde a apenas 0,09% da oferta mundial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login