Conecte Conosco

Mundo

Sinalizadores causam incêndio em bar na Suíça

Publicado

em

O incêndio que destruiu um bar na Suíça durante as celebrações de Ano Novo provavelmente teve como causa fogos de artifício ou sinalizadores acesos dentro do local, segundo informaram as autoridades nesta sexta-feira (2), que estão trabalhando para identificar as 40 vítimas fatais.

Béatrice Pilloud, promotora do cantão suíço de Valais, declarou em uma coletiva de imprensa que “tudo indica que o fogo teve início em fogos de artifício ou sinalizadores colocados sobre garrafas de champanhe, muito próximos ao teto, o que provocou um incêndio rápido e generalizado”.

Muitas famílias ainda aguardam notícias de seus entes queridos, enquanto as autoridades seguem com o processo de identificação das vítimas. Diversas publicações circulam nas redes sociais com fotos, descrições de roupas e pedidos desesperados por informações sobre o paradeiro de desaparecidos.

“Estamos tentando contato com nossos amigos, postando fotos nas redes sociais para tentar encontrá-los”, relatou Eléonore, de 17 anos. Porém, não obtiveram respostas e nem mesmo os familiares sabem do paradeiro de muitos até o momento.

Frédéric Gisler, chefe da polícia do cantão, afirmou que grandes recursos foram mobilizados para identificar as vítimas e devolver seus corpos às famílias o mais rápido possível, porém esse trabalho pode levar vários dias.

Além dos mortos, as autoridades contabilizaram 119 feridos, cerca de 50 dos quais foram ou serão levados para centros especializados de tratamento de queimaduras graves em outros cantões suíços, conforme informado pelo presidente do governo regional de Valais, Mathias Reynard. Aproximadamente 80 pessoas estão em estado crítico.

O incêndio teve início por volta de 1h30 GMT da quinta-feira, 1º de janeiro (21h30 de quarta-feira em Brasília), no bar Le Constellation, localizado em Crans-Montana, local frequentado por turistas, principalmente jovens, que comemoravam a chegada do Ano Novo.

Ainda não foi possível determinar o número exato de pessoas presentes no bar, que possui dois andares, um deles subterrâneo, e capacidade para ao menos 300 pessoas.

Atmosfera de tristeza na cidade

A tragédia domina as conversas nas ruas e cafés do centro de Crans-Montana. Dejan Bajic, turista de Genebra, declarou que a cidade está envolvida em tristeza, pois é um lugar pequeno onde todos conhecem alguém afetado.

Flores foram deixadas na frente do bar em memória das vítimas.

Testemunhas confirmaram que o incêndio possivelmente começou por sinalizadores posicionados em garrafas de champanhe que tocaram o teto, algo comum no local. O fogo rapidamente se espalhou, provocando uma ou mais explosões dentro do bar, conforme as autoridades locais, que descartaram a hipótese de atentado.

Os gerentes do bar, um casal francês, foram interrogados, mas até o momento nenhuma responsabilidade criminal foi atribuída, segundo a promotora.

Apesar do incêndio, as construções vizinhas não apresentavam danos visíveis, indicando que o fogo se concentrou principalmente no subsolo.

Testemunhas relataram cenas de pânico, com pessoas tentando escapar quebrando janelas e outras correndo para a rua com queimaduras.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o fogo começou no teto, com um jovem tentando apagá-lo usando um pano branco, enquanto outros filmavam a cena e continuavam dançando.

Guy Parmelin, presidente suíço que assumiu o cargo na quinta-feira, classificou o incidente como uma terrível tragédia de proporções sem precedentes.

Vítimas estrangeiras

As autoridades acreditam que há muitos estrangeiros entre as vítimas, mas não divulgaram informações acerca das identidades.

Dos feridos identificados, 71 são suíços, 14 franceses, 11 italianos, quatro sérvios, um bósnio, um belga, um luxemburguês, um polonês e um português, segundo a polícia.

Um centro de apoio foi criado no centro de convenções de Crans-Montana para receber e orientar as famílias afetadas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados