Conecte Conosco

Economia

Sindipetro-NF encerra greve após avanços em acordo com Petrobras

Publicado

em

Os trabalhadores do petróleo do Norte Fluminense decidiram encerrar a greve após 16 dias de paralisação, aceitando a última proposta da Petrobras sobre o Acordo Coletivo de Trabalho. Essa decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã de terça-feira, dia 30, conforme divulgado pela Federação Única dos Petroleiros (Fup).

O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) é a maior entidade representativa da categoria no Brasil vinculada à Fup, sendo o último sindicato a decidir pelo fim da greve.

Atualmente, apenas os sindicatos da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) — Litoral Paulista, Amazônia e Sergipe/Alagoas — continuam em paralisação, aguardando a decisão do dissídio marcada para o dia 2 no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Na assembleia desta manhã, foi aprovado manter o Estado de Assembleia Permanente e o Estado de Greve, visando garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pela Petrobras com o sindicato.

Segundo a Fup, essa medida faz parte do diálogo para superar os impasses que levaram à paralisação. Também foi aprovado o desconto assistencial de 1% do salário líquido, a ser pago em três parcelas.

O coordenador-geral do Sindipetro-NF e diretor da Fup, Sérgio Borges, afirmou que a proposta da Petrobras trouxe melhorias significativas.

“Essa greve comprovou que a luta organizada gera resultados concretos. A mobilização iniciada no dia 15 garantiu avanços importantes no acordo e compromissos essenciais da empresa com demandas históricas da região”, destacou Borges.

Entre as principais conquistas estão o compromisso da Petrobras de resolver os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs); a reavaliação dos desembarques injustificados; melhorias no processo de incorporação dos trabalhadores de Cabiúnas; avanços na cláusula da folga suprimida; além da garantia de que grevistas não sofrerão punições, transferências ou mudanças de regime.

Borges também ressaltou a neutralização dos dias de greve, o pagamento do dia de desembarque como hora extra, a criação do Auxílio Mercado e a complementação do Auxílio Deslocamento. Apesar de alguns pontos ainda não terem sido resolvidos, ele concluiu que a categoria saiu dessa campanha mais forte, unida e com conquistas importantes, obtidas graças à mobilização dos trabalhadores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados