Mundo
Síria homenageia herói que impediu ataque em praia australiana
Ahmed al-Ahmed, o herói que arriscou a vida ao desarmar um dos atiradores na praia de Bondi, em Sydney, Austrália, é motivo de orgulho em sua terra natal, a Síria.
“Seu ato enche de orgulho nossa comunidade e a Síria,” declarou Mohamed, agricultor do vilarejo de Al Nayrab e tio de Ahmed, à AFP.
Ahmed, vendedor de frutas, deixou a Síria rumo à Austrália em 2007, relatou Mohamed, de 60 anos.
Com 44 anos e pai de dois filhos, Ahmed tornou-se um herói ao conter um ataque contra uma congregação judaica que comemorava Hanukkah na famosa praia de Bondi, em Sydney.
Os atacantes assassinaram 15 pessoas e feriram Ahmed com vários tiros no ombro durante sua intervenção.
Seu tio relatou que viu um vídeo viral nas redes sociais mostrando seu sobrinho lutando contra um dos agressores. “Suspeitei que fosse ele, então confirmei com o pai, que confirmou ser Ahmed que tomou a arma do atacante,” contou.
O vídeo mostra Ahmed agachado entre carros enquanto tenta desarmar o agressor.
“Este episódio causou impacto global. Ele é sírio e muçulmano, e sua ação é movida apenas por bravura e coragem,” disse seu tio.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, afirmou que o ataque parece ter sido motivado pela ideologia do Estado Islâmico.
Durante uma visita ao hospital, Albanese destacou o ato heroico de Ahmed e o chamou de inspiração para todos os australianos.
Uma campanha online levantou mais de 1,9 milhão de dólares australianos para custear as despesas médicas de Ahmed.
De acordo com seu tio, após chegar na Austrália, Ahmed trabalhou como pedreiro antes de abrir uma banca de frutas em Sydney.
Seus pais estiveram visitando há dois meses e ainda estavam no país quando ocorreu o ataque.
Na sua modesta casa em Al Nayrab, vilarejo sírio bastante afetado pela guerra civil, sua avó fazia orações pedindo proteção para ele: “Que Deus esteja com ele e o proteja.”
Al Nayrab fica na província de Idlib, região parcialmente fora do controle do ex-presidente Bashar al-Assad, que foi deposto em 2024 por uma coalizão de grupos islamistas.
Agora o nome de Ahmed é muito conhecido na aldeia, embora sua antiga residência esteja danificada pelos bombardeios.
“Estamos orgulhosos do que Ahmed, um filho da nossa terra, fez. Seu gesto foi corajoso e único,” disse Abdul Rahman al Mohamed, dono de uma borracharia local.
Ele destacou que Ahmed salvou vidas inocentes ao impedir o ataque e desejou rápida recuperação ao herói.
Yousef al Ali, amigo de infância de Ahmed, lembrou os momentos felizes antes da partida dele para a Austrália: “Ao ver que ele estava ferido, fiquei preocupado, mas sua ação foi genuinamente heroica. Que Deus o cure logo.”
“Ele sempre foi destemido e tinha valores firmes,” completou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login