Notícias Recentes
Sociedade vai participar de recuperação das margens do Lago Paranoá
População terá o primeiro Diálogos da Orla com representantes do Ibram na quinta-feira (27) para discutir ocupação pública na faixa de 30 metros que está sendo desobstruída
Na ocasião, será apresentado o esboço do documento produzido pelo instituto. O texto está baseado em sete eixos — comunicação social, cultural, econômico, jurídico, participação social, segurança e território — e tem 40 diretrizes principais. “Ele será a base da discussão que deverá estar de acordo com os parâmetros técnicos de manejo e de uso do local”, afirma a presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas. Por ser área de preservação permanente, deve ser ocupada com critérios ambientais.
Com a finalização do plano, o governo terá condições de indicar quais construções feitas por moradores em solo público poderão permanecer e ser usadas por toda a população e quais deverão ser retiradas. Neste caso, o custo caberá ao cidadão que se apropriou indevidamente do terreno. “Em algumas situações, retirar pode ser mais prejudicial ao ambiente do que manter o equipamento, mas isso só saberemos depois de avaliar o lugar”, diz Jane.
Depois de retiradas as cercas, os muros e os alambrados, técnicos do Ibram farão o inventário de tudo o que foi construído na faixa de preservação. O órgão participa da desobstrução para evitar que a ação do governo degrade ainda mais a orla e que entulhos atinjam o espelho d’água.
Plano de recuperação
O objetivo do planejamento é restaurar ecologicamente a área de preservação permanente que circunda o Lago Paranoá. Por se tratar de terreno urbano, é possível instalar equipamentos públicos nela. “Em alguns trechos não é o caso de repor a vegetação ou de retirar uma quadra esportiva, e essa avaliação estará no documento que será entregue ao Ministério Público [do DF e Territórios]”, explica a presidente do instituto.
Ao fim de cada etapa da desobstrução, as frações serão abertas à comunidade e mantidas pelo Ibram. A previsão de término da primeira fase, que engloba a QL 12 do Lago Sul e a QL 2 do Lago Norte, é de 60 dias.
Diálogos da Orla
Encontro da população com representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para discutir plano de recuperação de áreas degradadas
27 de agosto de 2015 (quinta-feira)
Das 19 às 21 horas
Auditório da Administração Regional do Lago Norte
(Centro de Atividades 5, Conjunto J, Bloco A, 3º andar)
Você precisa estar logado para postar um comentário Login