Conecte Conosco

Economia

Spotify e gravadoras criam conteúdo de IA com controle dos artistas

Publicado

em

A plataforma de streaming de música Spotify fez uma parceria com as maiores empresas de música do mundo para criar produtos de inteligência artificial (IA) que serão controlados pelos artistas, permitindo que eles ganhem dinheiro com esses produtos.

O acordo, anunciado em uma quinta-feira (16), oferece aos músicos e gravadoras ferramentas para publicarem seu próprio conteúdo gerado por IA dentro de um sistema pré-estabelecido e receberem pagamentos por isso.

As principais gravadoras envolvidas são Sony Music, Universal Music e Warner Music, além da gravadora francesa Believe.

Com o crescimento da IA generativa, muitas músicas criadas total ou parcialmente por inteligência artificial estão dominando as plataformas de streaming.

Esses conteúdos de IA são geralmente produzidos por plataformas como Suno e Udio, que usam músicas já existentes para gerar novos conteúdos sem que os autores e intérpretes originais sejam recompensados.

Embora haja queixas para tentar regular ou acabar com essa prática, ainda não existem leis claras sobre o assunto.

O Spotify, junto com a maioria dos grandes serviços de streaming, exceto o Deezer, não identifica claramente quais músicas são completamente geradas por IA.

O Spotify dará aos criadores e donos dos direitos a possibilidade de optarem por não participarem do programa.

A empresa afirmou que as ferramentas de IA que estão criando não vão substituir a criatividade dos artistas, mas oferecerão novas formas para que eles possam criar e se conectar com seu público.

Se a indústria da música não participar dessa iniciativa, a inovação em IA será desenvolvida fora deste controle, sem respeito aos direitos, sem consentimento e sem pagamento a quem merece.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados