Economia
Spotify enfrenta nova acusação por uso de bots para aumentar reproduções
Uma nova ação judicial foi aberta contra o Spotify, principal plataforma de streaming de música e podcasts, acusando a empresa de ignorar extensas redes de bots que artificiosamente aumentam o número de reproduções para favorecer artistas famosos como Drake, em prejuízo de músicos menos conhecidos.
A ação, protocolada em um tribunal federal no domingo (2), alega que o rapper canadense ganha milhões de dólares com essas reproduções falsas, enquanto o Spotify se beneficia comercialmente ao aparentar uma base de usuários maior do que a real.
“Esse streaming fraudulento em larga escala causa enormes perdas financeiras para artistas legítimos, compositores, produtores e outros detentores de direitos”, afirma o processo movido pelo rapper RBX, primo de Snoop Dogg.
O Spotify distribui os pagamentos aos artistas por meio de um rateio de um fundo central, constituído por receitas de assinaturas e publicidade. Dessa forma, o aumento falso do número de reproduções para artistas de destaque diminui a fatia de recursos disponíveis para outros músicos.
Segundo a ação, análises de dados indicam que bilhões de reproduções fraudulentas foram relacionadas a músicas do artista mais ouvido de todos os tempos, identificado profissionalmente como Drake.
O Spotify é o único réu citado no processo, que foca na suposta falta de empenho da empresa em combater essa fraude.
A ação coletiva, que não responsabiliza nem acusa qualquer má conduta do Drake, foi proposta em nome do autor da ação e de outros artistas, compositores, intérpretes e titulares de direitos em situações semelhantes.
Um porta-voz do Spotify comentou à AFP que a empresa não pode discutir processos judiciais em curso, mas negou que se beneficie dessas fraudes.
“Investimos pesadamente em sistemas avançados, que são continuamente aprimorados, para garantir o pagamento correto aos artistas, adotando medidas rigorosas como a remoção de reproduções falsas, retenção de royalties e aplicação de sanções”, afirmou o representante da empresa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login