Conecte Conosco

Mundo

Starlink da SpaceX desliga 2.500 receptores usados em golpes online em Mianmar

Publicado

em

A SpaceX interrompeu o funcionamento de mais de 2.500 receptores Starlink que estavam sendo utilizados em centros dedicados a golpes cibernéticos em Mianmar, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira (22) por uma diretora da companhia americana.

Na semana passada, a AFP destacou um crescimento na construção de locais especializados em fraudes digitais em Mianmar, bem como um aumento significativo no uso dos dispositivos Starlink para estas atividades ilegais.

As operações fraudulentas empregam milhares de pessoas, algumas sob condições análogas ao trabalho forçado, segundo a ONU, e desviam bilhões de dólares de internautas em todo o mundo.

“A SpaceX localizou e desligou mais de 2.500 receptores Starlink situados próximos a áreas suspeitas de serem polos de fraude” em Mianmar, afirmou na rede social X Lauren Dreyer, vice-presidente de operações comerciais da Starlink na SpaceX.

Um jornalista da AFP presenciou centenas de pessoas fugindo a pé, de motocicleta ou em veículos de um dos maiores centros de fraudes do país, o KK Park, localizado próximo à fronteira com a Tailândia.

Um ex-funcionário desse local indicou que as ações das autoridades contra o complexo continuam em andamento.

Na segunda-feira, o governo militar que comanda Mianmar anunciou uma ação no KK Park e a apreensão de 30 receptores Starlink, um número que representa apenas uma pequena parte dos equipamentos efetivamente empregados na região.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados