Economia
Stellantis amplia fábricas no Brasil com novidades para Pernambuco em 2026
São Paulo (SP) – O blog FMotors participou, a convite da Stellantis, de um encontro de fim de ano realizado em São Paulo, onde a companhia compartilhou resultados recordes e um plano ambicioso para 2026.
Herlander Zola, presidente da marca na América do Sul, revelou que a empresa investirá em expansão consistente em seus centros automotivos no Brasil, trazendo novos modelos, mais tecnologia e aumento da capacidade produtiva.
Novos modelos Bio-Hybrid em Goiana
No Polo Automotivo de Goiana, localizado na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a empresa anunciou a produção de quatro modelos equipados com tecnologia Bio-Hybrid. Desenvolvido no Brasil, esse sistema reforça a estratégia da Stellantis de criar soluções específicas para os consumidores locais.
Além disso, a partir de 2026, a fábrica pernambucana começará a produzir veículos da marca Leapmotor, tornando-se uma das unidades mais inovadoras da companhia na região.
Segundo turno em Porto Real
O Polo Automotivo de Porto Real, no Rio de Janeiro, também crescerá com a adição de um segundo turno de produção para atender a demanda do novo Jeep Avenger e dos veículos da família Citroën fabricados ali. Essa ampliação também deve gerar novos empregos qualificados e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.
Betim celebra 50 anos com lançamento
Em Minas Gerais, a fábrica de Betim celebra meio século de atuação em 2026, ano em que iniciará a fabricação de um modelo inédito da Fiat. Com mais de 18 milhões de veículos produzidos desde sua inauguração, Betim continua sendo um polo estratégico para a Stellantis globalmente.
Herlander Zola destacou o avanço da companhia no país:
“Reforçamos nossa liderança comercial, operacional, industrial e estratégica no mercado brasileiro. À medida que a Stellantis amadurece, nossa capacidade de investir nas nossas marcas melhora a cada ano”.
Sobre a eletrificação, Zola ressaltou a importância das novas tecnologias:
“Elas ampliam nosso alcance, trazendo novos consumidores. Nosso foco é desenvolver produtos que atendam às necessidades do Brasil e da América do Sul, mantendo o maior índice de nacionalização industrial da região”.
Investimentos e lançamentos
A Stellantis está executando um plano estratégico de R$ 32 bilhões na América do Sul, o maior investimento já anunciado pela indústria automotiva local. Para 2026, estão previstos 16 novos modelos e atualizações, sendo seis veículos com tecnologia Bio-Hybrid, que já soma mais de 50 mil unidades produzidas em modelos como Fiat Pulse, Fastback e Peugeot 208 Hybrid e 2008 Hybrid.
Expansão além do Brasil
Na Argentina, a planta de Córdoba terá destaque no segmento de picapes com o início da produção da Ram Dakota, marcando os 30 anos da fábrica. No Uruguai, um hub de veículos comerciais com Jumpy, Expert e nova linha Ducato consolida a presença da Stellantis na região.
Fiat Strada mantém liderança no Brasil
Herlander Zola celebrou antecipadamente o quinto ano consecutivo da Fiat Strada como o carro mais vendido no país. Dados da Fenabrave indicam 128.357 unidades emplacadas até novembro de 2025, superando o Volkswagen Polo, que registrou 112.238 unidades.
Essa vantagem torna improvável qualquer mudança no ranking até o final do ano, consolidando a Strada como um sucesso raro na indústria brasileira, mantendo sua liderança mesmo com a ascensão dos crossovers compactos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login