Conecte Conosco

Economia

Stellantis nega rumor de Fiat Uno por R$ 30 mil: preço não possível

Publicado

em

Um Fiat Uno híbrido novo por R$ 30 mil em 2025? Parece um sonho, mas é apenas mais uma notícia falsa que se espalhou nas redes sociais.

As imagens que circularam, sugerindo o retorno do modelo por um valor inacreditável, mostram na verdade o Fiat Grande Panda, um carro europeu testado no Brasil, sem relação com o antigo Uno ou com esse preço anunciado.

Entramos em contato com a Stellantis, empresa responsável pela marca Fiat, que declarou ser falsa essa informação e esclareceu que o montante não representa o custo real de um veículo produzido no Brasil.

“A Stellantis informa que a notícia de um futuro Uno a R$ 30 mil é infundada. A Fiat sempre focou em oferecer carros acessíveis, tecnológicos e seguros. O valor mencionado por fonte não oficial é inviável para veículos que respeitem as leis, qualidade e meio ambiente. Atualmente, o carro mais barato do Brasil é o Fiat Mobi, com preço inicial de R$ 69.975,00.”

O Fiat Mobi é o modelo mais econômico da marca, custando a partir de R$ 69.975,00.

Preço muito baixo não condiz com a realidade

A ideia de um carro novo custando R$ 30 mil não leva em conta o panorama da indústria automotiva nacional. Esse valor mal cobre o custo básico de produção de um carro popular.

Especialistas afirmam que o custo de fabricar um carro básico hoje é entre R$ 45 mil e R$ 55 mil, sem incluir lucro, impostos, logística e assistência pós-venda.

Carros novos precisam atender a exigências obrigatórias

  • Airbags duplos e freios ABS
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESC)
  • Estrutura reforçada com aço de alta resistência
  • Ancoragem Isofix para cadeiras infantis
  • Tecnologia básica, como conectividade e sensores

Além disso, a alta do dólar eleva o custo de peças importadas e motores modernos exigem maior investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Grande Panda é modelo europeu, não substituto do Uno

A confusão com o Uno acontece porque o Grande Panda tem traços que lembram o antigo compacto da Fiat, como linhas quadradas.

Porém, o novo modelo europeu é baseado na plataforma Smart Car da Stellantis, disponível em versões híbrida leve com motor 1.2 turbo e elétrica, com 113 cv e autonomia de até 320 km. Suas dimensões (3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos) indicam que substitui o Panda europeu, não o Uno brasileiro.

Este carro foi pensado para a Europa, onde há incentivos para veículos elétricos e compactos. Lá, o preço inicial é de 18.900 euros, aproximadamente R$ 120 mil.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados