Notícias Recentes
STF apoia fala de Moraes contra interferência externa

Ministros do STF que fazem parte da Primeira Turma consideraram importantes e necessárias as declarações feitas pelo relator da ação sobre a tentativa de golpe, Alexandre de Moraes, no início do julgamento nesta terça-feira. Antes de apresentar seu relatório, o ministro criticou as tentativas externas de interferir no processo e afirmou que a soberania do país nunca será desrespeitada, negociada ou usada como chantagem.
Um dos ministros da Turma destacou que a fala de Moraes foi clara e equilibrada. O discurso de cerca de 40 minutos já era esperado por todos devido à importância histórica do julgamento iniciado hoje.
Moraes é o relator da ação penal que pode responsabilizar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados por participação em um plano para derrubar o governo após as eleições de 2022.
Diante da pressão de aliados do ex-presidente pedindo anistia, Moraes ressaltou que a impunidade, a omissão e a covardia não são caminhos para a reconciliação do país.
— A história mostra que ignorar crimes, omitir-se ou agir com medo só traz danos profundos à sociedade.
Ele ainda alertou que permitir a impunidade pode incentivar novas tentativas de golpe:
— Confundir a necessária busca pela paz com a covardia de evitar conflitos significa aceitar a impunidade e desrespeitar a Constituição, além de estimular futuras tentativas de golpe de Estado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login