Conecte Conosco

Notícias Recentes

STF julga ex-líderes da PM do DF pelo caso 8 de janeiro

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira o julgamento dos antigos comandantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) por suposta negligência durante os acontecimentos do dia 8 de janeiro. O julgamento ocorrerá no plenário virtual, entre 28 de novembro e 5 de dezembro, com a participação dos ministros da Primeira Turma. O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes.

Os réus incluem dois ex-comandantes-gerais da PM-DF e cinco oficiais que tinham papéis importantes durante os episódios do 8 de janeiro. A acusação destaca falhas na preparação da segurança e mensagens entre os policiais que indicavam apoio ao movimento golpista.

Os crimes apontados são semelhantes aos atribuídos ao ex-presidente Bolsonaro e seus aliados, como tentativa de golpe de Estado, quebra violenta da ordem democrática, dano qualificado e deterioração do patrimônio público. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, responsável por condenar o ex-presidente.

Dentre os réus estão cinco coronéis da PM, incluindo Fábio Augusto Vieira, comandante-geral no dia 8, e Klepter Rosa Gonçalves, que assumiu o posto após o afastamento e prisão de Vieira, decididos após os eventos.

Outros oficiais destacados incluem Jorge Naime Barreto e Paulo José Ferreira de Souza, respectivamente chefe e subchefe do Departamento de Operações, e Marcelo Casimiro, comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, que engloba a Esplanada dos Ministérios. O major Flávio Silvestre Alencar e o segundo-tenente Rafael Pereira Martins, que comandaram unidades durante os atos golpistas, também são réus.

Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, há provas da participação dos acusados na propagação de mensagens antidemocráticas e evidências claras da intenção dos envolvidos em não empregar o efetivo policial necessário para garantir a segurança e evitar danos às sedes dos Três Poderes.

Na fase de alegações finais, os sete réus negaram as acusações e solicitaram a sua absolvição.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados